Há tempos eu estava querendo escrever algum post relacionado ao uso de drogas. Hoje, ao me deparar com toda a repercussão a respeito da morte da artista Amy Winehouse (http://www.gazetadopovo.com.br/gente/conteudo.phtml?tl=1&id=1150356&tit=Corpo-de-Amy-Winehouse-passara-por-autopsia-neste-domingo) me inspirei para refletir um pouco sobre o porquê as drogas envolvem tanto os seres humanos.
Certa vez um colega de faculdade me perguntou: ``Por que as pessoas se tornam dependentes químicas``?
E eu respondi: ``O desconforto da alma destas pessoas é suprido momentaneamente por uma aparente solução e que traz a sensação de um falso equilíbrio``.
Explicando um pouco mais...
A pessoa busca na droga o preenchimento daquilo que está faltando, busca sensações boas e em um primeiro momento ela encontrará, sem dúvidas. Esse ponto é muito interessante, pois me faz lembrar o quanto alguns pais educam seus filhos dizendo: Filho, nunca use drogas, é horrível! Porém, quando o filho experimenta, esse comentário deixa de fazer sentido e vem aquele pensamento: Meus pais não sabem o que dizem, afinal de contas isso aqui é muito bom! Juntando isso com a auto-afirmação e a (re)formação de identidade do público jovem (maior alvo)... Já podemos imaginar os resultados...
Lógico que existem várias causas para as pessoas buscarem o uso de drogas – para esquecer-se das frustrações, falta de atenção, excesso de atenção, para ser aceito pelo grupo, para sentir-se mais desinibido, para sentir-se menos agitado, ou ainda, para permitir o acesso ao mundo que sua consciência desconhece.
Uau! Stick to the point! Permitir o acesso ao mundo que a consciência desconhece, ou até mesmo que ela foge.
Em certos momentos existem forças que dominam (desejos), inconscientes, e que necessitam vir à tona. Aos que não têm estrutura para entrar em contato com esses conteúdos, a droga é uma ótima solução. Quando digo droga me refiro desde drogas lícitas (remédios, cigarros e álcool) a ilícitas (crack, oxxy, maconha, cocaína, etc.).
Bom se apenas aparecessem os conteúdos, mas não é assim. Eles sempre são moldados de acordo com as nossas projeções. E aí o buraco é mais em baixo... O mundo das fantasias não será suprido 100% na realidade. É um mundo interessante e perigoso, uma vez em contato com ele não tem mais volta. Por isso, é muito importante o acompanhamento de profissionais especializados nessa fase.
Eu poderia explanar esse assunto por páginas e páginas, mas seria um post pesado e consequentemente poderia tornar-se chato para um blog.
Aos que têm dúvidas sobre o tema Drogadição, principalmente pais que estão educando seus filhos, fica a dica: A primeira coisa é buscar o conhecimento (saber qual é a diferença das drogas, modo de uso, efeitos) e depois, não menos importante, dialogar SEMPRE com os filhos, dar abertura para o que for preciso!