sexta-feira, 1 de julho de 2011

Desejar não é Querer?

Você quer o que deseja ou deseja o que você quer?
E se eu contar para você que uma coisa é MUITO diferente da outra, diria que é possível?
Bom, para começar a falar sobre este tema acho fundamental explicar a etimologia das duas palavras em questão. Querer tem um significado simples e objetivo, vem da palavra ‘’querere’’ que significa procurar. Já a palavra Desejar, tem uma origem mais complexa, e para entendê-la é necessário explicar antes o significado de ''desejo'', cuja palavra é de origem latina. Presente nas outras línguas como deseo, do espanhol; desire, do inglês; ou désir, do francês; “desejo” é uma derivação de desiderio, do italiano. O prefixo ‘’de’’ tem a conotação de movimentos de cima para baixo, e o outro pedaço da palavra que é “sidĕrĭvm”, em latim, significa estrela, astro, corpo celeste, e é base para palavras como ''(espaço) sideral”.

Com isso, entende-se que o significado de desejo é metafórico e consequentemente bastante simbólico, onde se juntando a queda com o astro, forma-se um fenômeno da natureza – a estrela cadente. E ainda um pouco mais além, Desejar = desejo + ar, pressupõe-se que é dar vida ao desejo.
Isto posto (e que trabalho para colocá-lo), presume-se que desejar é muito mais profundo que querer. O desejo envolve o inconsciente, o não dito, aquele que guia, mas que não o vemos, um farol que nem sempre é percebido. Enquanto que, querer é consciente, é mais comum do que o pensar. É simplesmente, ter vontade de algo para suprir o querer. Conceito mais superficial e de solução simples e eficaz (aparentemente).
Para melhor entendimento gostaria de exemplificar... Existem pessoas que almejam e desejam o poder. Conheci um homem que tinha como seu objetivo ser o gerente de uma empresa. Sem pensar nas conseqüências para si, e de suas reais competências, alcançou o cargo. Como era muito competente, o desenvolveu com sabedoria, mas sem aquele algo a mais – denominado por alguns de ‘’tesão’’. Ao se deparar com o cotidiano percebeu que aquela posição era a que ele queria, porém não era o que desejava para si. As atividades simplesmente não o satisfaziam, uma vez a vontade alcançada, não tinha mais com o que se alimentar e fazer o motor funcionar diariamente. E assim, sua insatisfação começou a se manifestar através das doenças no corpo,  noites mal dormidas, brigas em casa geradas pelo seu descontentamento profissional, e assim por diante.
Essa é uma dentre milhares de histórias de humanos descontentes.
Querer é uma criação da consciência, conceito simplificado. É um fenômeno que não existe entre os animais irracionais. Eles fazem o que realmente sentem vontade. E aqui, brincando um pouco com as palavras, notem que eu escrevi ‘’SENTEM vontade’’ e não ‘’TÊM vontade’’. Desejar está ligado ao sentir, enquanto que o ter está ligado ao querer. Por isso, se fala tanto que o importante é o ser (a essência) e não o ter.
Digo e repito, não existem fórmulas mágicas. Às vezes é preciso viver o sofrimento, o período de casulo, para então se conhecer, se libertar e criar asas.
Volto a perguntar: aquilo que você quer é o que realmente você deseja?
E lembre-se, talvez a resposta não seja a melhor forma de responder. Muitas vezes a verdadeira resposta provém da dúvida.

Um comentário:

  1. Anônimo3.7.11

    Parabéns!Desejo-lhe um caminho repleto de vitórias e dúvidas em sua vida...
    Alcione Alípio

    ResponderExcluir