sábado, 23 de julho de 2011

DROGAS - A falsa realidade

Há tempos eu estava querendo escrever algum post relacionado ao uso de drogas. Hoje, ao me deparar com toda a repercussão a respeito da morte da artista Amy Winehouse (http://www.gazetadopovo.com.br/gente/conteudo.phtml?tl=1&id=1150356&tit=Corpo-de-Amy-Winehouse-passara-por-autopsia-neste-domingo) me inspirei para refletir um pouco sobre o porquê as drogas envolvem tanto os seres humanos.
Certa vez um colega de faculdade me perguntou: ``Por que as pessoas se tornam dependentes químicas``?
E eu respondi: ``O desconforto da alma destas pessoas é suprido momentaneamente por uma aparente solução e que traz a sensação de um falso equilíbrio``.



Explicando um pouco mais...
A pessoa busca na droga o preenchimento daquilo que está faltando, busca sensações boas e em um primeiro momento ela encontrará, sem dúvidas. Esse ponto é muito interessante, pois me faz lembrar o quanto alguns pais educam seus filhos dizendo: Filho, nunca use drogas, é horrível! Porém, quando o filho experimenta, esse comentário deixa de fazer sentido e vem aquele pensamento: Meus pais não sabem o que dizem, afinal de contas isso aqui é muito bom! Juntando isso com a auto-afirmação e a (re)formação de identidade do público jovem (maior alvo)... Já podemos imaginar os resultados...
Lógico que existem várias causas para as pessoas buscarem o uso de drogas – para esquecer-se das frustrações, falta de atenção, excesso de atenção, para ser aceito pelo grupo, para sentir-se mais desinibido, para sentir-se menos agitado, ou ainda, para permitir o acesso ao mundo que sua consciência desconhece.
Uau! Stick to the point! Permitir o acesso ao mundo que a consciência desconhece, ou até mesmo que ela foge.
Em certos momentos existem forças que dominam (desejos), inconscientes, e que necessitam vir à tona. Aos que não têm estrutura para entrar em contato com esses conteúdos, a droga é uma ótima solução. Quando digo droga me refiro desde drogas lícitas (remédios, cigarros e álcool) a ilícitas (crack, oxxy, maconha, cocaína, etc.).
Bom se apenas aparecessem os conteúdos, mas não é assim. Eles sempre são moldados de acordo com as nossas projeções. E aí o buraco é mais em baixo... O mundo das fantasias não será suprido 100% na realidade. É um mundo interessante e perigoso, uma vez em contato com ele não tem mais volta. Por isso, é muito importante o acompanhamento de profissionais especializados nessa fase.
Eu poderia explanar esse assunto por páginas e páginas, mas seria um post pesado e consequentemente poderia tornar-se chato para um blog.
Aos que têm dúvidas sobre o tema Drogadição, principalmente pais que estão educando seus filhos, fica a dica: A primeira coisa é buscar o conhecimento (saber qual é a diferença das drogas, modo de uso, efeitos) e depois, não menos importante, dialogar SEMPRE com os filhos, dar abertura para o que for preciso!

3 comentários:

  1. Julio Agostini24.7.11

    Olá Nicole... Realmente é lastimável, pelo menos no caso da Amy , que telento + reconhecimento público + U$ fôssem insuficientes para que ela pudesse se sentir de FATO realizada e feliz. Em minha opinião, Amar a vida e poder se sentir amada, poderia ter gerado um RESULTADO bem diferente na equaçào da vida. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Ni, fiquei super sentida com toda essa história da Amy, apesar de ser esperado pela forma como ela andava. Como trabalhei muito tempo com usuários comecei a refletir sobre as categorias de usuários. Temos aqueles com genética de dependência, aqueles que convivem num local de risco, outros que o fazem para desafiar e mostrar que são adultos etc etc. No caso d Amy e seus colegas que morreram sob o número 27 (Janis, Jim Morrison, Curt, Hendrix) me dÁ a sensação de que a vida material não cabe no corpo. A intensidade e a arte são suas grandes "assassinas". Se ela não sofresse escreveria aquelas letras lindas? O sofrimento faz o artista produzir, veja pelos poetas malditos...

    ResponderExcluir
  3. Ao contaminar seu corpo com substancia química, seu corpo entra em sintonia com outros ideais ocultos e limitados, a razão sua contra várias emoções, o vicio faz sempre querermos ficar nesse estagio emocional, mas e um perigos de irmos muito além e fazermos algo para nos machucarmos.
    não use drogas....

    ResponderExcluir