quinta-feira, 21 de maio de 2015

Aprenda a escrever na areia – Conto árabe

João e Pedro eram grandes amigos que estavam em viagem com suas mercadorias e se depararam com um grande obstáculo a vencer: eles teriam de atravessar com sua caravana um rio grande e caudaloso.

Durante este perigoso trajeto, João teve a infelicidade de escorregar numa pedra e cair na água revolta. Pedro, seu melhor amigo, não teve dúvida: pulou na água e lutando contra a correnteza, ajudou João a sair ileso na outra margem do rio.

João então chamou seus dois mais habilidosos servos e mandou que eles entalhassem numa pedra alta que ali se achava a seguinte inscrição:

“Viajantes, neste local. Pedro, num ato heroico, salvou a vida de João, seu amigo!.”

Seguiram viagem e depois de vários meses, já voltando pra casa, chegaram novamente às margens daquele grande rio caudaloso.

Como estavam muito cansados, resolveram sentar-se à sombra daquela pedra onde estava a inscrição ordenada por João.

Conversaram por muito tempo, mas de repente começaram a discutir e no calor da hora, Pedro então esbofeteou João, que não reagiu diante à surpresa de estar sendo agredido por aquele que amava e confiava.

João então, apenas pegou o seu bastão e escreveu na areia que estava aos seus pés. “Viajantes, neste local, sem motivo nenhum, Pedro injuriou gravemente seu amigo João! ”

Vendo isso, os servos que haviam entalhado a pedra anteriormente se indignaram pelo o que havia acontecido ao seu Senhor e estranhando o ocorrido perguntaram a João:

- Senhor, quando Pedro lhe salvou a vida, o Senhor mandou escrever na pedra uma mensagem que ficará para sempre, a fim de que todos os que por aqui passem possam ver. Mas agora, quando ele lhe ofende gravemente, o Senhor escreve apenas na areia? – Quem por aqui passar ao cair da tarde já não verá mais nada, pois a inscrição terá desaparecido com o ir e vir das ondas.

João então lhes respondeu:

- É que o benefício que recebi de Pedro permanecerá para sempre em meu coração que é repleto de gratidão. Mas a injúria, quanto mais rápido ela desaparecer, melhor! – Espero que ela seja apagada para sempre das minhas lembranças.


Sendo assim, fica a mensagem para que todos façam uma reflexão sobre o que se deve “escrever na pedra” e o que se deve “escrever na areia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário