terça-feira, 10 de maio de 2011

Os Exageros da Vida

Impacto moral? Marketing? Cultura? Doença? O que Lady Gaga pretende deixar aos seres humanos desta Terra?
Olha, sei que existem muitas diversidades humanas, eu até mesmo acho belo o diferente, mas me conte... O que você pensa ao olhar a imagem abaixo?


.
* Você pode visualizar também no clipe Born This Way:
.
.
Fico imaginando as causas dessa ‘’deformação’’ da imagem humana.
Seria uma oposição tão grande ao tradicional e ao Ser Humano para transformar desta forma um corpo? Seria uma alma tão perturbada querendo se exteriorizar e pedindo um pouco de atenção? Talvez um Complexo se Personificando e dominando um Ego frágil? Ou também, uma forma de atrair o público com a estratégia de ousar e provocar o lado sombrio/proibido?
Gosto de pensar nas últimas duas hipóteses. Todos nós apresentamos, em nossa estrutura psíquica, os Complexos e eles se manifestam de diferentes formas. Mas afinal, o que são os Complexos?
Para Jung os Complexos são os caminhos que nos permitem chegar ao Inconsciente. São portadores de uma carga energética substancial. Eles se estruturam como entidades autônomas que foram alimentadas por um trauma, um choque emocional ou um conflito moral. Quando totalmente inconscientes atuam livremente e podem tomar o Ego.
Geralmente, aquelas situações em que ocorrem alterações da consciência e também comportamentais, sem motivo aparente, são manifestações da possessão do Complexo sobre o Ego.
Essa demonstração sem limites de onde se pode chegar é atrativa. Até onde a livre expressão pode alcançar? Penso que essa vontade (consciente ou inconsciente) de demonstrar-se diferente e único esteja dominando a consciência dos jovens a ponto destes ignorarem os limites do próprio corpo.
Tanto que, ao escutar e entender um pouco mais sobre a letra da música compreendi porque a Lady Gaga é uma das 25 pessoas mais influentes do mundo. Utilizando-se de questões que ''assombram'' a humanidade ela causa impacto e conquista seguidores afirmando que:
''Nascemos para ser assim''
''Nascemos perfeitos, porque Deus quis assim''
''Não existe como ser perfeito sem aceitar o mal que existe no interior de cada um''
''Estamos no caminho certo''.
E assim por diante...

2 comentários:

  1. Lady Gaga tem um jeito exagerado de se apresentar a sociedade, porém é uma pessoa que sabe aparecer de acordo com a situação e assim chamando mais a atenção por uma causa, ao contrario de por exemplo Marilyn Manson que se veste de uma forma diferente e não leva a nada, ou ao Oasis que falavam o que queriam sem se importar com a repercussão, deixando frases ao vento.

    ResponderExcluir
  2. Faz sentido Luiz, ela é uma rebelde com causa... Provoca várias sensações nos telespectadores e ''cutuca'' os paradigmas sociais de todo o mundo.

    Obrigada pelo comentário!!

    ResponderExcluir