segunda-feira, 2 de maio de 2011

Osama x Obama - Do Vilão ao Herói

Primeiro o casamento Real, depois a beatificação do Papa e por último a morte de Osama – notícias do final de semana que agradaram a população do mundo inteiro. E principalmente a última, que tal?
Osama Bin Laden foi o terrorista mais procurado nos últimos anos, foi o mentor do ataque de 11 de setembro, causador da morte de mais de 2.500 pessoas e um fanático altamente estratégico. Imagino que parte de seus objetivos ele deva ter alcançado, bem como deixado um legado de discípulos. Imaginem vocês o quanto este homem prejudicou a ‘’alma’’ dos EUA. Que até então eram a potência soberana, dotados de uma política inabalável e um patriotismo invejável. Todos queriam ser como os norte-americanos. E depois do ataque?
Existem aspectos principais que devem ser olhados com delicadeza em uma nação – um deles é fatal – IMAGEM. Querendo ou não é esta imagem que definirá o pré-conceito das pessoas que por sua vez influenciará o pensamento, e por fim influenciará a atitude.
Quando as pessoas deixaram de ver os EUA como o país perfeito, as coisas começaram a declinar. E como melhorar essa imagem? Como voltar a idealização?
Dez anos depois surge o fato de hoje e o aparente patriotismo restaurado nas imagens dos veículos de comunicação.
Embora a política do olho por olho e dente por dente tenha funcionado hoje, fico me perguntando qual será o próximo passo? A eleição nós já sabemos como será, mas e como ficam as pessoas que jamais terão os parentes e amigos de volta? Ou melhor, como ficará e mente daqueles que vivenciaram momentos de pânico e terror? Será que a dor será confortada com esta notícia? Embora acredite que não, eu realmente espero que sim.
E algo não sai da minha cabeça...

Uma vez lançado o pêndulo ele só tende a voltar com o mesmo impacto...

"Desde que alberguemos uma única vez o mal, este não volta a dar-se ao trabalho de pedir que lhe concedamos a nossa confiança." (Franz Kafka)

4 comentários:

  1. Anônimo2.5.11

    Muito bom Ni!!

    ResponderExcluir
  2. Os EUS lavaram com sangue o sangue do 11 de Setembro, por uma questão Capital, de Preconceito e Prepotência, e por esses mesmos motivos continuaram fazer.

    ResponderExcluir
  3. Duas guerras mundiais, uma disputa ferrenha com a extinta URSS, tudo isso contribuiu, de certa forma, para o engrandecimento da figura do Tio Sam. O irônico é que Osama foi fruto da política americana, a criatura que um dia voltou-se contra o criador.

    ResponderExcluir