terça-feira, 26 de abril de 2011

Futebol x Religião

Eis um tema (ou melhor, dois) polêmico!
Tudo começou numa tarde de segunda-feira quando eu estava em uma palestra, cujo instrutor era fantástico e admirável. Porém, questionei alguns dizeres daquele ilustre homem, um deles foi: “Precisamos dar o devido valor a vida, utilizar o tempo com cultura e atividades úteis e não desperdiçar tempo com essa bobagem chamada futebol como vemos hoje em dia”.
Uau! O corpo esquentou nessa hora e remexi na cadeira. Duas palavras não saíram da minha cabeça desde então - Futebol e Religião. Serão estes tão diferentes assim? Podemos julgar um útil e o outro inútil?
No post anterior falei sobre o vício do amor não correspondido que pode ser comparado ao mecanismo de viciados em drogas e em religião. Agora quero acrescentar um vício chamado futebol.
E o que tem a ver o tal jogo de bola com os pés e a Religião?
Tudo!
Religião vem do termo religio – “prestar culto a uma divindade’’. É um conjunto de crenças, ritos, cultos, tem objetivos, valores e valorizam uma ou várias figura(s) divina(s), tem seus símbolos representativos e pode ser considerada como um estilo de vida. Em qualquer religião existe uma figura do Herói, um conjunto de pessoas com os mesmos objetivos, uma cultura, uma crença que ultrapassa gerações, pessoas que agem para o “bem” e pessoas que agem para o “mal”. Alguns que entram em contato consigo e outros que apenas fogem da realidade através da religião.


No Futebol também! Existem diversos times, cada um com suas crenças. Há jogadores que são considerados ‘’anjos’’, há aqueles que são “demonizados” pelos torcedores. Existem pessoas que dividem as mesmas crenças e hábitos, consideram dias da semana como sagrados, vão aos jogos de seus times para torcer e espairecer ou apenas os utilizam como pretexto para expandir uma violência interna. E ainda, tem o momento do êxtase do Gol que serve como o perdão a todos os pecados cometidos pelo time, assim como tem o convite para o inferno para aqueles jogadores ou treinadores que falham. Existe até mesmo aquele comprometimento de pagar o ingresso ou ser um sócio para favorecer o crescimento e mantimento do clube.
Por que não dizer então que existem pessoas hoje que acreditam e crêem em uma Religião chamada Futebol?

Por que não então?

4 comentários:

  1. Verdade Ni, tem muita gente que não entende o que ser torcedor de verdade, saber curtir a emoção do jogo, brincar com os "adversários" assim como na religião. É possivel haver troca e respeito mas estamos falando de pessoas. Religião e Futebol são ótimas "personas". As vezes sinto que ainda estamos na era "Panis et Circensis".
    Mas por falar em futebol...

    ResponderExcluir
  2. Bruno1.5.11

    Excelente abordagem! Gostei.

    Hoje, o Fransérgio é o demônio... hahaha

    ResponderExcluir
  3. O palestrante ousou dizer que cultura e futebol são indissociáveis? Bem, vai ver ele nasceu em outro planeta. E parabéns pelas comparações, perfeitas!

    ResponderExcluir
  4. Muito massa prima...inclusive existem pessoas que cultuam tanto seus times que fazem altares em suas próprias casas, contendo fotos de ídolos, camisas de diversos anos, réplicas de taças conquistadas...enfim. A pergunta que fica é: porque as pessoas não conseguem controlar seus sentimentos? Tanto na religião quanto no futebol, pessoas fazem desse amor uma guerra. Por que?

    ResponderExcluir