domingo, 24 de abril de 2011

A Loucura Real

Desde os primórdios da humanidade existem os Loucos e os Sãos. Foucault, em seu livro História da Loucura (1961) detalha bem tal fato. Entre conceitos de Biopoder e Liberdade ele traz os fatos, de forma geográfica e historicamente, que existiram em que o atual louco era visto como um médium, um ser sagrado da sociedade que deveria ser tratado como uma divindade. Assim, como existiram épocas em que o louco deveria ser preso e torturado como se não fosse um ser humano digno de respeito.


Assistindo ao filme Shutter Island (A ilha do medo) tive alguns insights. Embora o filme retrate a psicose de um doente mental, ele tem uma mensagem muito interessante. O ator principal, Leonardo DiCaprio, é o personagem Teddy Daniels – No início do filme representa um detetive que está investigando o desaparecimento de um paciente da Shutter Island Ashecliffe Hospital.
O filme se passa no ano de 1954, e neste hospital citado eram realizadas experiências anti éticas e brutais com os pacientes, afim de realizar algum progresso para a ciência.
No desenrolar da trama, Teddy Daniels teve sérias dificuldades de encontrar informações com os pacientes e médicos do hospital. Em alguns momentos foi fácil de confundir o real com a imaginação do personagem. Mas no decorrer da trama foi possível perceber os deslizes cometidos por sua mente. E então surgiu o fato impressionante – Teddy Daniels era um paciente psicótico do próprio Hospital que mergulhou em sua ‘’verdade’’, inventando uma personificação de Detetive para suportar o fato real que ocorreu na sua vida.
Teddy deixou ser dominado por esta ideia para poder ‘’fugir’’ da sua triste realidade. Anos atrás, sua esposa - em um surto sério de depressão, matou seus 3 filhos pequenos. Com raiva, Teddy (que tem como nome verdadeiro Andrews) matou a esposa. Impedido de admitir o fato para si, encontrou um meio para sobreviver através da fantasia. Porém, na história, o inconsciente – afim de encontrar o equilíbrio – busca o consciente em forma de círculo vicioso.
O filme retratou uma realidade muito dura e cruel. Mas fiquei pensando quanto aos acontecimentos diários das pessoas. Quantas vezes não é mais fácil se esconder vivenciando uma fantasia do que suportar uma realidade? Seja quando nossos entes queridos falecem e por não suportar tal fato negamos que ele exista. Seja quando um amor vai embora. Seja quando prejudicamos uma pessoa para nos favorecer. Seja para fingir que está tudo bem quando nada está bom. Seja quando fugimos do mundo nos entorpecendo de alguma forma.

Quantas vezes a Loucura nos cai melhor que a Sanidade?

“A Psicologia nunca poderá dizer a verdade sobre a loucura, pois é a loucura que detém a verdade da Psicologia.” (Michel Foucault)



4 comentários:

  1. Verônica Bem25.4.11

    Oi Nicole, não sabia que tinhas um blog. Achei interessante teu pensamento a respeito do filme, despertou minha curiosidade em assistir. Tem uma frase do Foucalt que gosto bastante:

    "... nesta ausência de ponto fixo, pode ser que a loucura seja razão, e que a consciência da loucura seja presença secreta, estratagema da própria loucura." (Também do História da Loucura na Idade Clássica)

    Acho que isso diz muito do que escreveste acima. E também que diz muito da nossa vida, da forma como costumamos julgar nossa "normalidade".

    ResponderExcluir
  2. Gostei Nic! Bacana vc ter se interessado pelo tema da loucura, que sempre rende boas discussões... viu Cisne negro? achei incrível como o filme retrata o surto! bjos Gabi

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5.5.11

    Olá viva!
    Estou a estudar filme por razões académicas. Quando vi o filme ninguém me tinha contado a trama e por isso fui apanhada (digo eu em jeito de brincadeira!)... no fim perguntei "mas aquilo parecia tão real" - e então percebi: Para o psicótico também era completamente real! e depoisno fim o personagem (Teddy Daniels ou Andrews, actor DiCaprio) acha que vai sair da ilha e descobrir "o que se passa ali(...)seja lá o que for..." e nisto ficamos sem saber, onde está a verdade (?), mas é então é aí que o Scorsese (Realizador) foi brilhante, porque o nosso personagem, que Dicaprio representa, também não sabe! Ele não sabe onde está a verdade. Parece-me que é isto um verdadeiro psicótico, ele não sabe qual é a verdade, ou então acredita na realidade que inventou. Ali é-nos comunicada a realidade como é vista por um individuo que sofre de psicose. Até nós ficamos presos na trama que nos faz duvidar da própria realidade!
    Carla Tavares

    ResponderExcluir
  4. Uma abordagem interessante sobre o filme. Eu tenho uma aversão aos filmes do Scorsese, mas você colocou um tema em questão: a loucura como método furtivo de vida.

    ResponderExcluir