terça-feira, 19 de abril de 2011

Racionalizando Imperfeições

Freud, dentro da Psicanálise, afirmou que o ser humano desenvolveu alguns mecanismos de defesas para defender o Ego. Dentre eles temos alguns mais frequentes como a negação, sublimação, projeção, regressão, entre outros. Porém, um deles sempre me chamou mais atenção – é a Racionalização. “Ôô” mecanismo chato de ser percebido. Infelizmente vejo que este vem se fazendo presente cada vez mais no ser humano. E do que se trata a tal da racionalização? Eu diria que é uma disfunção no nosso pensar, da nossa função Pensamento, na qual esta se sobressai de forma disfuncional quando uma situação foge do controle. Os Psicanalistas preferem dizer que racionalização é uma mentira inconsciente que se põe no lugar do que se reprimiu. Já os Behavioristas diriam que esta é uma forma de fuga/esquiva de uma determinada situação. Enfim, existem diversas teorias da Psicologia que explicam um mesmo fato humano – a habilidade inconsciente de encontrar uma explicação para uma situação a qual não saiu como eu esperava /ou da qual eu não me sai como esperava. Exemplo: Errei no resultado do meu projeto, porém eu errei porque o computador estava com um sistema falho. Errei porque alguém/algo interferiu no meu trabalho.
Com isso, não entro em contato com o que realmente de fato aconteceu nesta situação e permaneço alienado a mim mesmo. Escorregando nas mesmas teias que eu mesmo faço.
Aqui o exemplo é micro, vem do dia a dia humano. Mas trazendo esse exemplo para o macro é ainda mais grave. Por exemplo, a situação que me deixou indignada semana passada: O governo voltou a falar sobre o desarmamento da população brasileira, justamente quando ocorreu um fato chocante com um indivíduo doente que invadiu uma escola e matou várias crianças. Por quê? Para demonstrar que a culpa está na legalização ou não das armas? Meu Deus! O buraco é muito mais em baixo! Porém, é muito mais fácil racionalizar a imperfeição de um sistema tampando o sal com a peneira. É mais fácil para a população massificar uma opinião frente uma desgraça e fingir que vai ficar tudo bem. É mais fácil alienar um grupo que não teve oportunidade de entender o porquê é mais confortante racionalizar um problema do que realmente entender porque ele existe.
Com isso, fecho o post – Qual é a vantagem de investir na educação e no pensar, se o governo não puder garantir que o que vai passar nos jornais e revistas de mais acessos serão a opinião do povo? Qual é a vantagem de investir na educação e correr o risco de desestruturar a tal ‘’democratização’’ existente na teoria?
Volto a dizer.. O buraco é muito mais em baixo.
“As convicções são as inimigas mais perigosas da verdade, mais do que as mentiras”
F. Nietzsche

Um comentário: